sábado, 31 de agosto de 2013

MUSICOTERAPIA PARA CRIANÇAS NO AMBIENTE ESCOLAR


 

MUSICOTERAPIA PEDAGÓGICA
A música como potencializador do desenvolvimento infantil

Você sabia que, quando realizado por um profissional qualificado, o trabalho com música para crianças potencializa seu desenvolvimento e trará mais habilidades para sua personalidade?
O cérebro retém a capacidade de aprender durante toda a vida, mas é ao nascer que trilhões e trilhões de neurônios são puros e de um potencial infinito. Assim, atividades diversificadas e experiências enriquecedoras promoverão maior quantidade e utilização de suas conexões neurais. 

“Experiências precoces são tão poderosas que podem mudar completamente a maneira de ser de uma pessoa.”
pediatra neurobiólogo Harry Chugani, de Wayne State University

O trabalho profissional e qualificado da musicoterapeuta irá fazer com que a criança entre em contato com diversas práticas musicais e desenvolva suas sensações, percepções, afeto, escuta, habilidades motoras, mobilize sua energia, atenção, concentração, expressão, habilidades espaciais e temporais. Todos esses componentes pessoais são os mesmos utilizados em todos os outros processos de aprendizagem e assim, a Musicoterapia Pedagógica irá melhorar o desempenho escolar também a longo prazo.
Dessa maneira,  esse trabalho despertará o potencial musical na criança, visando o desenvolvimento de um processo facilitador que promova comunicação, relação social, expressão e organização.
Serão crianças com maior atividade cerebral, maior capacidade de concentração e emocionalmente mais saudáveis.

“A música é um instrumento educacional mais potente do que qualquer outro.”
Platão

MAIARA MEDEIROS DOS SANTOS - musicoterapeuta
maiaramedeiros@hotmail.com
___________________________________________________________________
Esse formato da Musicoterapia acontece com crianças que frequentam escolas desde pequenos, por isso o complemento em seu nome: Pedagógica.
Não é a utilização da Musicoterapia de maneira tradicional e sim, por meio de vivências diferenciadas da música e seus elementos, de modo a promover um desenvolvimento pleno e um olhar holístico dessa criança, indo além dos objetivos de uma Musicalização convencional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário