quarta-feira, 7 de agosto de 2013

IX CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL POÇOS DE CALDAS/MG


No dia de hoje, aconteceu a IX Conferência Municipal de Assistência Social de Poços de Caldas.
O evento, que já foi discutido e comentado em outras postagens desse blog, tinha como objetivo promover a discussão entre os envolvidos no sistema e os interessados, para relacionar propostas municipais e estaduais, de modo que o que foi oficializado e votado na plenária será o conteúdo enviado para a Conferência Estadual.
Foi um dia proveitoso, mas que deixou marcas do quanto somos verdadeiras "formiguinhas" buscando seus objetivos e direitos. 
É muito bom conhecer e participar de uma política que se difere daquela que vemos nos noticiários policiais.
Apesar disso, a Musicoterapia em si tem muito o que ser "martelada"! É impressionante  o quanto as pessoas ainda estão desinformadas sobre nossa classe.
Fiquei impressionada, pois acredito que temos que saber sobre o local que trabalhamos e suas diretrizes. Como o musicoterapeuta pode fazer parte da equipe de serviços do SUAS (resolução 17 de 2011), deveria ser de conhecimento dos membros e funcionários, a nossa existência.
Mas a realidade é diferente e eles é que acabam sendo nosso principal obstáculo.
De qualquer maneira, é importantíssimo falarmos sobre o que é a Musicoterapia, seus benefícios e aplicações. Sempre evidenciando sua diferença frente a outras áreas que geralmente são confundidas.
O musicoterapeuta tem uma formação sólida e qualificada para lidar com diferentes públicos que por algum motivo possuem alguma fragilidade em âmbito social. Desse maneira, a utilização da música e de elementos sonoros será um meio de promover qualidade de vida e mudanças em sua condição de saúde.
Foram feitas duas reportagens pelas tvs locais, como seguem nos links:
A musicoterapia foi proposta do eixo 3, juntamente com as outras profissões sugeridas na resolução. Foi nos dito sobre o quanto isso será difícil de acontecer, já que seria necessário mudar uma lei para a criação de concursos públicos.
Ainda assim, estou bastante animada e confiante com o potencial dos trabalhos musicoterapêuticos na cidade e região!


Nenhum comentário:

Postar um comentário