quinta-feira, 27 de março de 2014

Ginasta Laís Souza no Fantástico

No programa Fantástico, da Rede Globo desse domingo, 23/03/2014, foi apresentada uma reportagem a respeito da recuperação da ginasta Lais Souza.
Ela sofreu uma queda e teve uma lesão medular. Dentre as sequelas estava a fala e foi uma amiga sua fisioterapeuta que lhe ajudou nessa questão.
Elas passaram a cantar juntas canções do gosto da Lais para estimular sua fala e sua respiração.
Mais uma vez a música fazendo parte da saúde!
Essa intervenção é o que chamamos de "música na terapia" e pode ser feito tanto por um musicoterapeuta, como por outro profissional da saúde. Quando acontece na segunda opção, é importante que o mesmo seja preparado e instruído com relação às possibilidades, vantagens e desvantagens para a utilização dos diversos elementos sonoros.
A música na terapia acontece quando os elementos musicais não são trabalhados de maneira tão intrínseca à terapia, como no caso da Laís, pois a canção foi utilizada como meio de se trabalhar a expressão oral e sua respiração, não se levando em consideração os demais parâmetros musicais envolvidos. Só que, apesar da música ser utilizada NA terapia e não COMO terapia, é importantíssimo ter o mínimo de noção musical e até solicitar instruções a um musicoterapeuta para que esse estímulo seja algo favorável ao objetivo proposto ao tratamento, evitando de que ele venha a ser algo que prejudique o tratamento.



Nenhum comentário:

Postar um comentário